Fale Conosco: (21) 2471-9187 / 2471-7623
A cidade de Nova Friburgo, região Serrana do Rio de Janeiro, realizou de 04 a 07 de julho sua tradicional Festa do Produtor Rural. Foram quatro dias com uma vasta programação incluindo o Concurso da Garota Rural e da Exposição Agrícola, a Cavalgada Rural, o Tratoraço, Pedal Rural e o 2º Trilhão Rural. Além disso, contou com atrações musicais de nível local e nacional.
Mas o ponto forte do evento foi a promoção da capacidade produtiva do município. Nova Friburgo tem a agricultura como um dos maiores eixos econômicos e faz parte do Cinturão Verde fluminense, ao lado de Teresópolis e Sumidouro. A festa foi também uma oportunidade de movimentar a economia da cidade.
Para Leomir da Silva Correia, pres. da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço (Aprosol), dir. da União de Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 (Unacoop), e realizador da feira da produção rural friburguense, um dos motivos de a festa acontecer geralmente no mês de julho está ligado à liberação do Plano Safra 2024/25, uma vez que ambiente apresenta possibilidades de investimento, compras de equipamentos, dentre outros.
O pres. da Aprosol agradeceu à Bianca de Carvalho, pres. da Central de Abastecimento do RJ, por ceder a CEASA de Conquista para celebrar a agricultura de Nova Friburgo. “Venho também agradecer ao prefeito Johnny Maycon, por ter sido o maior incentivador desta festa. Também sou muito grato à Unacoop, na pessoa da gerente geral da entidade, Margarete Teixeira, pela mediação junto à Ceasa-RJ para viabilizar o espaço do mercado do produtor, além de todos os outros parceiros e expositores”.
Margarete Teixeira relembrou que as primeiras edições deste evento foram modestas, mas que ao passar dos anos, foi crescendo e a coordenação da festa já vê a necessidade de transformá-la em uma exposição, devido seu grande avanço de público e de participantes expondo seus produtos.
“A agricultura do município de Nova Friburgo é muito forte e tem uma visibilidade imensa. Além da parte de folhosas, já habitual, agora os produtores de lá estão investindo em frutas pouco comuns na região, como a uva, pitaya, morango, dentre outras. São agricultores que acreditam na inovação e para a Unacoop é um orgulho gigante ter entidades e famílias nova friburguenses associadas a nós. Em 2025, estaremos juntos mais uma vez”, finalizou a gerente geral da Unacoop.