CONSEA-RJ planeja VI CESANS que deve acontecer em setembro

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- RJ (Consea-RJ) realizou, na última quinta-feira (27), a Plenária Ordinária de abril para dar continuidade a tratativas de fomento à promoção da segurança alimentar e nutricional voltada para pessoas em condição de vulnerabilidade neste âmbito. Foram tratadas pautas como dificuldades na pesca artesanal, comissão eleitoral deste Conselho e ainda foi dado seguimento ao planejamento para a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESANS).

Estiveram presentes representantes da Unacoop, Secretaria Estadual de Cultura, Conselho Regional de Nutrição – 4ª Região, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Secretaria Estadual de Ação Social, Emater, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), ALERJ, Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), dentre outros.

PESCARTE

No início da reunião houve uma apresentação feita pela equipe do projeto Pescarte apontando os principais gargalos para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca artesanal do estado do Rio de Janeiro.  De acordo com a coordenadora do projeto, Naetê Reis, um dos principais entraves desta atividade é a dificuldade de acesso às políticas públicas como o PAA e o PNAE. “Também podemos citar como obstáculo a falta de assistência técnica, a redução de peixes, devido ao impacto ambiental causado por grandes empresas nas proximidades dos rios e ainda existe um outro fator muito grave: a situação de vulnerabilidade alimentar vivida pelos próprios pescadores”, ressaltou Naetê.

Este projeto tem como sua principal finalidade a criação de uma rede social regional integrada por pescadores artesanais e por seus familiares, buscando, por meio de processos educativos, promover, fortalecer e aperfeiçoar a sua organização comunitária e a sua qualificação profissional, bem como o seu envolvimento na construção participativa e na implementação de projetos de geração de trabalho e renda.

Por meio do Projeto PESCARTE as comunidades pesqueiras que vivem nos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana são mobilizadas, incentivadas e orientadas a participar de diferentes ações e/ou atividades de natureza educativa. São ações e/ou atividades, cuja realização tem como objetivos: aperfeiçoar a atuação profissional dessas comunidades, na perspectiva, seja da ampliação de sua produtividade, seja para poder melhor se organizar e realizar atividades econômicas solidárias.

VI CESANS

A principal pauta trabalhada nesta Plenária foi sobre a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que vai acontecer em setembro deste ano. Mas antes da realização deste evento, os municípios devem fazer suas conferências até 31 de julho e elaborar um relatório contendo suas maiores dificuldades e possíveis soluções para as mesmas. Todos os relatórios municipais serão encaminhados para o Consea-Rio (municipal). Este, vai organizar as ideias, as prioridades e enviar os encaminhamentos ao Consea – RJ. O resultado da VI CESANS será direcionado à Conferência nacional que deve ser realizada em dezembro.

De acordo com Renata Machado, atual presidente do Consea-RJ, com o retorno do Consea nacional, houve também a retomada da Conferência nacional. Com isso, surgiu também um calendário para realização das Conferências estaduais e municipais. O lema deste ano ainda não foi divulgado pelo Consea nacional, mas estamos, em todas as instâncias, trabalhando eixos prioritários em cada região do estado. Estamos apoiando os municípios para que todos tenham meios de participar deste momento tão importante para a segurança alimentar e nutricional”.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP