Assembleia da Unacoop 2017 reúne cerca de 300 agricultores do Estado

ft1871

Autoridades presentes a assembleia Secretario de Agricultura do Estado Deputado Jair Bittencourt ao lado dá ex presidente da entidade Maria Helena e na outra ponta presidente eleito para o biênio 2017/2019 abraçado ao novo presidente da Ceasa Dr. Agnaldo Nallon.

[vgallery ids=”3249,3250,3251,3252,3253″]
Ao som de rap, o cantor Bernardo Junior, da Comunidade Quilombola de Magé, abriu, na tarde da última sexta-feira, 17 a Assembleia Geral da União das Associações e Cooperativas Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop). O encontro, realizado no auditório da Unidade Grande Rio da Ceasa-RJ, teve como objetivo prestar contas do ano de 2016 e apresentar a nova diretoria da instituição. A entidade, que beneficia cerca de 15 mil famílias de produtores completa 25 anos de trabalho dedicados a fortalecer a comercialização da agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro.

ft1872
O evento reuniu cerca de 300 agricultores familiares e contou com representantes de comunidades quilombolas, indígenas e de órgãos das esferas federal e estadual. Entre eles, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt, que destacou a importância da atividade na economia no Estado do Rio de Janeiro.

“O ator principal nesse cenário é o agricultor, que é quem coloca a produção para andar. E a minha missão é levar a importância deste trabalho para fora deste ambiente”, destacou o Secretário, comentando ainda sobre suas expectativas com a nova administração da Ceasa-RJ. “Vamos organizar o canal de comercialização e tenho certeza que essa ação vai impactar positivamente todos agricultores que aqui comercializam”, concluiu.

A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Vale do Rio Sahy, em Mangaratiba, Margareth Melo, estava entre os participantes e destacou a importância da Unacoop para os agricultores do Estado. “Um incentivo para que as comunidades continuem produzindo. Hoje, nossa associação reúne cerca de 30 produtores de produtos como banana, aipim, e almeirão roxo. Este último item – destacou – faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da merenda escolar, programa que a comunidade aderiu graças ao apoio e esclarecimento da Unacoop’’, destacou.

A visibilidade proporcionada a comunidades quilombolas pela Unacoop foi o ponto abordado por Ivone de Matos Bernardes, presidente da Associação Estadual de Quilombolas (Acquilerj), de Magé, que reúne hoje 28 comunidades reconhecidas no Estado e três tituladas. ” Temos realizado diversas feiras, onde temos oportunidade de levar nosso trabalho e nossos produtos para que a população tome conhecimento da nossa existência e nossa resistência. A Unacoop tem sido uma grande aliada nesse processo”, declarou.

ft1792

Recém chegado a Ceasa-RJ, o novo presidente da Centrais de Abastecimento, Aguinaldo Balon, destacou os desafios que o aguarda, e colocou a Ceasa-RJ a disposição das associações e produtores. “Nosso objetivo é somar, contribuir para que o trabalho de vocês tenham destaque e importância, por isso, estamos de portas abertas e oferecemos, nosso espaço para que isso seja realizado”, disse.

O novo presidente da Unacoop pelos próximos dois anos é o agricultor de Mangaratiba Jocimar de Oliveira Pacheco, da Associação de Produtores Rurais Unidos e Assentados da Fazenda Batatal.
A delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Estado, Daniele Barros, também presente na Assembleia, destacou que o Governo Federal ja tomou conhecimento das necessidades das comunidades rurais do Estado, Regularização Fundiária vimos dialogando com o INCRA para execução de força tarefa neste sentido, Crédito PRONAF, vimos também conversando com o Banco do Brasil resolvemos alguns entraves em algumas regiões a exemplo do solicitado pela Unacoop em São José de Ubá, estamos levantando as daps jurídicas existentes e tentando aumentar o numero destas também das dap físicas.

“Precisamos que toda a agricultura seja comtemplada com as políticas públicas, estamos buscando o aumento dos recursos para o PAA Conab e iniciar no Estado o PAA Institucional, tudo em nosso planejamento ainda para este ano”.

ft1866
Estiveram presentes ainda a presidente da Emater-RIO Stella Romanos; o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Rio de Janeiro, Celso Merola; a subdelegada Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Estado, Alice Melo; a representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab Rio) Eliza Zuckeram; Fundação Nacional do Indio(Funai), Cristino Machado; Professor Kramer da UFRRJ-NEDET Baia da Ilha Grande; Consea RJ Sra. Katia e Consea Rio Sr. Adriano e Angelita; Escolas do PAA Orgânico EM Eng. Lafayete; Secretarios municipais de Paracambi,Mangaratiba,Cacheiras de Macacu; Instituto Maniva, Buffet Claudia Vasconcellos; Diretoria administrativa CEASA Rio e funcionários, Presidente da ACEGRI; Tecnicos EMATER Rio de Carapebus, Nova Friburgo, Campo Grande; Assoc. dos Engenheiros Agrônomos do Estado e outros parceiros importantes na vida da UNACOOP.

Assuntos abordados

Na assembleia ainda foi assinado um convênio da Unacoop com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop) representada pelo presidente da OCB – RIO (estrutura que apoia ações da Sescoop), Marcos Diaz. Entre os objetivo da parceria esta a organização da documentação das associações e cooperativas para que elas possam ter acesso a programas de incentivo, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A agricultura é a principal atividade econômica de 64 municípios do Estado – uma área importantíssima. Essa parceria permite que nossos técnicos levem conhecimento para agregar valor a esses produtores “, comentou.

As comunidades indígenas e quilombolas estão entre os grupos que encontram problemas com documentação e consequentemente dificuldade para emissão do DAP, situação que impossibilita a participação desses grupos nos programas de incentivo. A delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Estado, Daniele Barros, também presente na Assembleia, destacou que o Governo Federal ja tomou conhecimento da situação.

“E algo que estamos acompanhando e que em breve será solucionado, afinal, nossa função é fazer com que as políticas públicas cheguem de fato aos agricultores, que todos sejam contemplados”, relatou Daniele Barros.

Dentre as dificuldades passadas durante o exercício 2015/2016 a Unacoop apresenta os seguintes pontos:

• Demora para conclusão dos projetos PNAE;
• Critérios para formação documentação PAA Conab;
• Carta Bi partite Conab;
• Licença Vigilância Sanitária na Cidade do Rio;
• Chamada Pública da Cidade do Rio de Janeiro.

[vgallery ids=”3208,3209,3210,3211,3212,3213,3214,3215,3216,3217,3218,3219,3220,3221,3222,3248,3260,3261,3249,3250,3251,3252,3253″]

Confira mais noticias sobre a UNACOOP