Estado do RJ tem o maior número de inscrição de projetos para o PAA da Conab desde 2004

O estado do Rio de Janeiro bateu seu próprio recorde com a inscrição de 24 projetos da agricultura familiar na Chamada Pública para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-RJ). Este é o maior número de projetos apresentados nesta Política Pública desde a sua implantação, em 2004.

Em todo o Brasil, o processo de inscrição para o PAA da Conab foi encerrado no último 30 de junho e contabilizou mais de 3.700 propostas, envolvendo 77 mil famílias da agricultura familiar incluindo indígenas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. O Governo Federal vai investir nesta ação o montante de R$ 1,1 bilhão.

Para a gerente geral da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop), Margarete Teixeira, o empenho da Conab-RJ foi fundamental para obtenção deste resultado. “Nosso agradecimento à Conab-RJ pela campanha de incentivo à inscrição de projetos neste PAA e parabéns às quase 600 famílias da agricultura familiar fluminense e suas organizações que foram beneficiadas por esta ação. O Brasil que nós queremos está de volta e, com ele, o aporte de R$ 8,9 milhões que chegarão às casas de quem produz no campo para alimentar a quem mais precisa”.

De acordo com a Conab, está prevista a doação de 248 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar para pessoas em situação de insegurança alimentar, em todo o país.

Os projetos abrangem mais de 350 tipos de alimentos, incluindo hortigranjeiros (63%), alimentos processados (18%), carnes e pescados (11%), grãos (8%) e sementes e mudas (0,4%).

Por Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP